.:: Dangerous MJ ::.
Bem vindos a Dangerous MJ. Para visualização de alguns tópicos é necessário estar cadastrado. Não leva nem um minuto! Cadastre-se!

Estátua de Michael Jackson terá óculos restaurados na quarta-feira 24

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estátua de Michael Jackson terá óculos restaurados na quarta-feira 24

Mensagem por Mila em Ter 28 Abr 2015 - 1:45



Na próxima quarta-feira (29), se não chover, Michael Jackson voltará a ter os olhos protegidos do sol. Ou melhor, o artista plástico Ique vai restaurar a estátua do cantor americano instalada numa laje no Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Na última terça-feira (21), vândalos arrancaram os óculos escuros da escultura de bronze, que também teve o pé direito da estátua rachado. Como a restauração terá de ser feita no local, ela só será possível se o tempo estiver firme.
O trabalho técnico e a mão de obra para restaurar a obra foram orçados em R$ 6 mil, que serão custeados pela Secretaria Estadual de Turismo. Ique, que no ano passado já havia restaurado a perna direita da estátua, não vai cobrar pelo trabalho artístico, já que não terá que fazer uma nova peça.

“É uma obra muito querida, orgulho da comunidade, que transformou aquela laje em ponto turístico e mudou a vida das pessoas, criou empregos e profissionalizou o turismo do lugar. Os vândalos que fizeram isso queriam prejudicar toda a comunidade, queriam mostrar que o Santa Marta está abandonado, queriam transformar o Santa Marta num lugar ruim. Mas isso não é verdade, foi a comunidade que tomou conta do lugar, que pacificou o lugar”, disse o escultor.
Ique destaca que o bronze é uma liga metálica muito dura e que os vândalos levaram dias para retirar a peça da escultura. A dificuldade foi tanta, que chegou a rachar o pé da estátua, que agora balança. Isso, segundo o artista, vai corroendo o material.

“O par de óculos é uma peça muito pequena e não teria valor comercial significante. Quem fez isso, o fez por maldade, pelo prazer de destruir. Mas a comunidade toda se mobilizou e a peça foi achada. Se tivesse de fundir a peça novamente, levaria uns 40 dias. Agora, com equipamentos especiais, vou restaurar a escultura na semana que vem “, afirmou o escultor.
O restauro, calcula Ique, deverá levar o dia todo, já que terá de soldar partes muito finas dos óculos ao rosto do Michael Jackson, um trabalho difícil e delicado. Como a estátua tem uma fundação especial – as grades de sustentação e retenção estão chumbadas em 15 centímetros de concreto sobre a laje – o trabalho tem de ser feito no local.

“No ano passado, fiz um reparo na perna direita da estátua. Embora não seja permitido, as pessoas sobem nela, balançam e isso acaba danificando a estrutura. Mas o que importa é que a escultura vai ser devolvida à comunidade. Ela se tornou um ponto turístico importante. Ela já apareceu em documentários em várias partes do mundo e não há um dia em que não a veja em fotos no Facebook de turistas estrangeiros”, destacou Ique.

Além de Michael Jackson, Ique também é o autor de outras esculturas em bronze espalhadas pela cidade como a de Chacrinha, no Jardim Botânico e o corneteiro, em Ipanema, na Zona Sul, de João Saldanha, no Maracanã, na Zona Norte, Renato Russo, na Ilha do Governador e de Martinho da Vila, na cidade de Duas Barras.

Ique tem pronta em seu ateliê há pouco mais de um ano uma escultura de Pelé, que estava prevista para ser instalada no Estádio do Maracanã, mas que por questões políticas ainda não foi instalada. E prepara a escultura de Pixinguinha, que será colocada em Ramos no Subúrbio do Rio, próximo ao bar que o músico e compositor de “Carinhoso” frequentava. Pixinguinha está em fase de modelagem e deve ser inaugurada ainda este ano.


Fonte

_________________


 
Is It Scary ♪

Mila

Mensagens : 6124
Reputação : 316
Data de inscrição : 14/09/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum