.:: Dangerous MJ ::.
Bem vindos a Dangerous MJ. Para visualização de alguns tópicos é necessário estar cadastrado. Não leva nem um minuto! Cadastre-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

.:: Dangerous MJ ::.
Bem vindos a Dangerous MJ. Para visualização de alguns tópicos é necessário estar cadastrado. Não leva nem um minuto! Cadastre-se!
.:: Dangerous MJ ::.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

+3
Liatyris
HugoM95
Beah-chan
7 participantes

Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por Beah-chan Qui 8 Nov 2012 - 10:29

Oi pessoal,
depois de um post do HugoM95 aqui no fórum, ( que falava sobre um telefonema que um cara deu para o Michael tentando se passar pelo Akon..... https://dangerousmj.forumeiros.com/t4068-michael-jackson-apanhado )

No final podemos ver claramente que o Michael muda a voz.... não passa o telefone para outra pessoa... daria pra perceber caso ele fizesse isso.
Então isso me fez lembrar de algumas coisas que eu já tinha lido e visto sobre a voz do Michael e gostaria que vocês dessem uma olhada nessa matéria.....
Eu li ela há algum tempo atrás e felizmente consegui desenterrar ela.




O timbre vocal de Michael Jackson



Foi dito que a Motown forçou Michael a cantar no seu limite, especialmente porque sua voz estava se desenvolvendo. Em função disso, ele manteve uma série de notas altas, mesmo após a sua voz ter se consolidado. E então, conforme ele ficou mais velho, sua voz ganhou notas mais baixas, dando-lhe a faixa de 4 oitavas.

Existe uma única prova de que Michael também usava sua voz de soprano clássico, em “Who Is It”, exibindo seu talento em diferentes estilos vocais. No início da música, antes da batida começar, há uma nota muito clara, que soa quase como um instrumento, ou um coro clássico. Com a ajuda de Linda Harmon… é o Michael! Pegue seu fone-de-ouvido e vá ouvir a música… você pode ligeiramente distingui-lo de Linda.

“Michael é sem dúvida um dos melhores músicos e vocalistas com quem eu já gravei. E, oh, ele é um homem de detalhes. Por exemplo, ao gravar, ele traz seu preparador vocal e aquece a voz por 2 horas antes de ficar à frente do microfone! Sim, ele faz isso durante um ou dois takes. Eu trabalhei com Michael durante quase 25 anos, e sempre foi assim. Ele é definitivamente dedicado e é o músico dos músicos. Outro exemplo, estávamos no estúdio e de repente eu ouvia “clank, bang, clank, raspar”, quando ia ver, era ele movendo os objetos ao redor da sala para mudar a acústica!” – Bruce Swedien, novembro de 2001.

“Uma coisa estranha sobre Michael Jackson é que ele tem uma voz totalmente espetacular, mas ele não sente a necessidade de nos surpreender com ela. De forma alguma. Sua técnica preferida para transmitir paixão é usar palavras. Nas suas músicas dançantes, sua voz parece tão dura (seca) e compacta quanto a percussão, reduzindo-se a fragmentos gelados do que é. Quando ele canta em estilo gospel, ele deixa estes arranjos em uma mixagem mais baixa, como em um segundo plano, enquanto a batida ou os vocais mais simples são o centro das atenções. Ou ele apenas coloca sussurros em destaque, enquanto vai escalando os outros arranjos à distância.” – Frank Kogan, crítico de música.

Houveram boatos de que Michael e Pavarotti iriam fazer um dueto juntos. Se tivesse acontecido, esse dueto teria sido uma boa oportunidade para mostrar a verdadeira flexibilidade da voz de Michael ao máximo.

Em “Billie Jean”, Michael provavelmente usa em torno de 2 e meio, talvez 3 das oitavas que ele possui, porque é isso que a música exige. Em ‘The Wiz’, ele canta “You Can’t Win”, e é neste ponto que o seu alcance vocal é mais ouvido, bem como em “Who’s Loving You”. Sua voz atinge as notas mais baixas e mais altas naquela canção. Essa variação da voz de Michael também é ouvida no aquecimento de voz com Seth Riggs. Michael e Freddie Mercury têm sido citados como alguns dos cantores mais talentosos da idade moderna. Embora o intervalo de alcance da voz do Michael seja maior que o de Mercury, Michael não costumava exibir o seu potencial de voz. Freddie Mercury utilizava toda a sua extensão de voz para causar grandes efeitos, enquanto o Michael, propositadamente, guardava a voz, dependendo da música. Eram estilos diferentes.

Vibrato = Quando a voz vibra. Michael foi um auto-didata em vibrato quando era criança, e o dominava (ver as “tremidinhas” da voz em “Never Can Say Goodbye” a capela e também “Who’s Loving You”).

Falsetto (falsete) = Somente as bordas muito exteriores das cordas vocais são usados em falsete. Em vez de empurrar todo o ar através das cordas vocais a uma centena de km por hora, o falsete utiliza muito pouca pressão, e tem mais a ver com o espaço minúsculo por onde o fluxo de ar passa. Seria como puxar o bico de um balão em duas direções opostas para sair o som “fininho”.

Misturadas = voz mista.

Voz da cabeça = a potência da voz está na cabeça (mais especificamente, no nariz a – voz anasalada).
Voz de peito = a potência da voz vem do peito.

A confusão que há entre o falsete de Michael e a sua voz de peito é devida ao fato de que o topo de alcance da voz do Michael é muito perto do início do seu falsete (um começa onde o outro termina, não há grande intervalo entre eles).
Sua voz vai de dois E abaixo de meio C (meio do teclado), para dois Bs acima da média C, ou 44 notas. Esta é uma variedade extremamente rara entre os cantores adultos masculinos. Basicamente Michael é capaz de alcançar oitavas, que outros tenores não podem alcançar, com a sua voz natural (sem sussurrar falsetes). Sua voz não é *falsete, como muitos acreditam. Claro, MJ faz uso de falsete, mas esse é o intervalo de notas que ele pode cantar com sua *voz de peito. Se você ouvir ‘Butteflies’ Acapella, você pode ouvir que todas as notas altas estão na voz de peito (cantadas com força) e não falsete (de levinho, sussurrado). “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”, no entanto, é falsete.

Michael possui um 4 oitavas vocais. Um piano é dividido em oitavas, uma oitava é, C, D, E, F, G, A, B, C, repetindo toda a sequência em seguida, com a mesma nota, cada vez mais agudo. (Christina Aguilera tem um 3 e um intervalo de meia oitava, Whitney 3, Freddie Mercury, 3 e meia. Mariah Carey afirma ter 5).
Tecnicamente, Michael Jackson tem uma das melhores vozes da música contemporânea. Sua primeira vantagem é a velocidade natural de sua voz, bem como, a adequação de suas cordas vocais, que lhe permitem oscilar entre subir e descer de forma muito rápida, o que também permite que ele faça o seu soluço vocal sem engolir sua laringe! Ele tem a habilidade de cantar em staccato (soluços no meio da frase ou palavra), e cantar ritmos complexos no tempo perfeito. O melhor exemplo disto está na faixa-título de seu álbum de 1979, Off The Wall.

O timbre vocal (clássico) é dividido em Spinto (soprano ou tenor de peso intermediário, ou seja, cantando com certa força, para os leigos), contralto, barítono. Na música contemporânea Michael seria classificado como um alto teor (alcance bem alto).


Fonte: RÁDIO WEB MICHAEL JACKSON



Além dessa matéria que eu achei muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiito boa.... eu tenho umas considerações a fazer...
Por exemplo, alguém já escutou a voz do Major do clipe Ghosts?
Claro.............. o Major é o Michael, mas para aqueles que acreditava que foi usado algum tipo de programa para modificar a voz de Michael..... por favor dêem mais uma olhada ( ou melhor, ouvida) na voz dele.....
obviamente não foi feita mudança alguma.... por que se fossem fazer, modificariam totalmente a voz dele...
e no caso podemos ouvir muito bem uma certa semelhança entre as duas...




Bom, tenho outro video aqui que mostra essa "outra voz" do Michael (00:35)



Isso não é porque ele está cansado, dá pra ver claramente que seu timbre de voz está mais grosso!
Não dá pra cantar fininho toda hora né gente?



Então agora.... se vocês acham que isso é pouco.... deem uma olhada na música 2.000 Watts do album Invincible......
Vou colocar as duas versões aqui, mas acho que não é tão necessário um estudo muito profundo que é a voz do Michael, mas deixarei as duas aqui para serem comparadas....

Versão que ouvimos no CD.



Versão com a Voz Original.




Bom, espero que tenham gostado.... claro há várias músicas do Michael que podemos ouvir esse timbre de voz, mas não dá pra eu postar tudo aqui né?
Bom..... não sei dizer se a voz que conhecemos do Mike, essa voz mais suave é um falsete e essa mais grave é a original... ou ao contrário....
Mas posso arriscar a dizer que Michael com certeza tinha muitas vozes....
Lembro de quando eu era pequena e um amigo meu me disse que Axel Rose (Guns'n Roses) podia fazer mais de 30 vozes.
O que é um fato, todos os fãs de Guns'n Roses podem constatar....
Então acredito que o Michael também, certo?
Gostaria da opinião de vocês quanto à isso!

Queria agradecer ao HugoM95, se não fosse ele eu jamais ía ter coragem desenterrar tudo isso....
Bjus pessoal....
e me digam as suas opiniões, OK?
Beah-chan
Beah-chan

Mensagens : 398
Reputação : 61
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 32
Localização : Neverland

Ir para o topo Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por HugoM95 Qui 8 Nov 2012 - 11:49

OH :O obrigado por me citar e obrigado por me agradecer *-* Não tem que agradecer querida é um prazer poder encorajar pessoas a fazer algo Smile obrigado serio Smile amo vc+
HugoM95
HugoM95

Mensagens : 79
Reputação : 2
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 28
Localização : Porto

https://www.facebook.com/HugoMoreira95

Ir para o topo Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por Liatyris Qui 8 Nov 2012 - 12:01

Hello miss Beah.........
You are right.......
Michael's voice is not always the one he shows to everyone..........
It's very different when he uses his mask.............
Kisses in your heart...........

Liatyris

Mensagens : 1715
Reputação : 233
Data de inscrição : 17/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por HugoM95 Qui 8 Nov 2012 - 12:04

Só não entendo é,porque é que ele até mesmo em casa usava sua voz que nós conhecemos?Talvez a voz que toda a gente conhece seja a verdadeira voz dele,e aquela grossa que ele faz talvez seja só para ocasiões...
HugoM95
HugoM95

Mensagens : 79
Reputação : 2
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 28
Localização : Porto

https://www.facebook.com/HugoMoreira95

Ir para o topo Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por elioenai Qui 8 Nov 2012 - 14:29

eu ja vi varios biografos dizendo que a voz do Mike era mais grossa, mas que ele já tinha se acostumado tanto a falar com a voz mais fina, que tinha dificuldade em fala com a voz normal na frente de outras pessoas. tbm a Karen e a Lisa ja disseram em entrevista que ele conversando sem nenhum estranho a voz dele não era tão aguda.
Mas enfim não tem como termos certeza.
elioenai
elioenai

Mensagens : 202
Reputação : 67
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 37
Localização : Salvador/BA

Ir para o topo Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por Mila Qui 8 Nov 2012 - 14:31

É só uma voz gente e até a nossa muda conforme nossas
variações de humor. Michael tem uma voz meiga,mas tbm sabe falar
grosso... Eu acho super normal.
E não devemos esquecer as várias vozes que Michael tinha
para o canto. Quincy J já falou isso se me recordo bem... Até ópera
Michael cantava.... #Gênio
Shocked

Mila
Mila

Mensagens : 5790
Reputação : 317
Data de inscrição : 14/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por MJJ forever Qui 8 Nov 2012 - 18:10

Nada mais que o normal. Se eu não estou enganada Michael era Tenorino. Quem possui esse tipo de voz consegue notas tantos agudas qto graves. Acho só que na hora de dar entrevistas ou falar em publico ele preferia falar mais fino para passar ou reforçar a imagem de 'eterna criança'. Michael tinha uma voz ótima.

MJJ forever

Mensagens : 299
Reputação : 42
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por Beah-chan Sex 9 Nov 2012 - 5:50

Que bom que vocês gostaram, eu tinha essas coisas e algumas outras, mas acabei perdendo algumas......

Acredito mesmo que a voz do Michael era grave mesmo e concordo com a MJJ Forever, acho que ele gostava de manter sim, aquela voz de criança, mais suave..... até mesmo porque quando ele começou a crescer, ele disse que as pessoas queriam o manter eternamente criança, não é mesmo?

Talvez ele tivesse feito isso, consciente ou inconscientemente ou ainda, só gostasse de brincar com a própria voz....
Quem não iria gostar com um vozerão desse.....

Muito obrigada, Hugo, Lia, Mila, elionai e Mjj Forever...

Fico feliz que tenhamos a mesma opinião....
Há pessoas que batem o pé dizendo que a voz de 2000 watts não é do Michael ( por isso eu pus as duas versões).... mas agora me digam porque o Mike colocaria a música de outra pessoa no cd dele.... sendo a voz fina dele só aparece um pouco no final?....

Ou seja o Mike deixaria outra pessoa cantar quase a música inteira e ele só o final? A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  126751 Fala sério, né?

E amei também à alusão da matéria à primeira parte de Who Is It, em que o Michael e a mulher fazem aquele coral clássico no começo....Eu peguei o fone de ouvido e pude ouvir a voz do Mike claramente....

Agora que eu penso o Michael, geralmente depois de Bad eu acho, ele sempre fez seus próprios backing vocals e soluços e gritadinhas e sobreposições de voz e essas coisas todas que exigiam fungadas e inclusive várias musicas deles estão diretamente saídas de seus beat box, com quase todas as músicas do album Dangerous, (basta pegar o fone escutar o beat box dele)....
Ou seja, podemos dizer que todas as músicas dele estão 99,5% totalmente na voz dele.....
São coisinhas pequenas que as vezes acabamos deixando passar.....

Achei esse vídeo, acho que todos já conhecem essas entrevistas e esses beat boxes, mas são lindos de ver mesmo assim A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  837208





Obrigado por comentarem anjos....

Bjus A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  389965
Beah-chan
Beah-chan

Mensagens : 398
Reputação : 61
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 32
Localização : Neverland

Ir para o topo Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por Eliandra Sáb 18 Jan 2014 - 14:07

Pra mim, a voz "normal" do Michael é tipo essa do "Ghosts" ou do finalzinho da apresentação de "In The Closet" – quando ele grita "I love you" –, ou seja, era intermediária entre fina e grossa, mas mais pra fina.

Eliandra

Mensagens : 487
Reputação : 46
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....  Empty Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos